Relatório de atividades do CIRAD em 2023

15/04/2024
Disponível em francês e inglês, este novo relatório anual descreve as principais ações realizadas pela organização com seus parceiros em 2023. Este ano, ele inclui um relatório especial sobre florestas tropicais.

O ano de 2023, impactado pro uma quantidade sem precedentes de eventos sobre florestas (One Forest Summit, Three Basins Summit, Amazon Summit e Dialogues), mobilizou os recursos do CIRAD sobre florestas tropicais. O dossiê destaca nossas contribuições. Ele também analisa o lançamento de uma nova parceria, com o Programa de Uso Sustentável da Terra na República do Congo, um projeto em uma escala sem precedentes para o CIRAD.

Além disso, nossos pesquisadores foram solicitados pela Comissão Europeia e pelo Parlamento para elaborar uma nova legislação em 2023 para combater o desmatamento importado. Por fim, a palavra é dada a uma das nossas parceiras de longa data, Marielos Peña-Claros, copresidente do Science Panel for the Amazon.

Este relatório também apresenta uma seleção de nossas principais ações, estruturadas em torno de nossos seis temas prioritários de pesquisa: biodiversidade, mudanças climáticas, sistemas alimentares, transições agroecológicas, "uma saúde" e abordagens territoriais.